Criadores

CRIADORES

YASMIN GARCEZ MERSZAJN

Cofundadora e Diretora Executiva

Yasmin Garcez é uma mulher empreendedora: atriz, diretora e CEO de Hora do Blec, parou dela a ideia de criar uma animação com protagonismo negro, em 2016. Yasmin teve grande parte de sua família judia exterminada na segunda guerra mundial, teve avós imigrantes e seu pai é um homem que veio de Mesquita, na Baixada Fluminense.

O fato de ser mulher e ter outros históricos familiares de minorias sociais, a motivou, desde sempre, a criar projetos artísticos com foco em sustentabilidade social e equidade para todos. Para isso, fundou a produtora UBUNTU FILMES. Através dela, Yasmin criou um espetáculo sobre pessoas em situação de refúgio, roteirizou e dirigiu um premiado documentário sobre O Transtorno do Espectro Austista e, hoje, se dedica ao protagonismo negro, através de Blec.

Em 2019, esse projeto de animação an9rracista inicialmente pensado em 2016, ganhou forma como “Hora do Blec” através da união com David Junior, com quem compartilha a cofundação da marca e com quem tem duas filhas, Amora e Odara.

DAVID SOUZA DA PENHA JUNIOR

Cofundador e Diretor de Comunicação

Nascido em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, David Junior é músico, ator e produtor. Como filho de funcionários públicos, David teve acesso à educação privada, encontrando desde a primeira infância, a experiência de ser um “preto único” num espaço de educação privilegiada.

O racismo estrutural, assim como a falta de representatividade negra em seu entorno e na mídia, feriram diretamente sua autoestima e seu senso de dignidade, anulando sua capacidade de pertencimento e de sonhos, tornando-o, ao seu olhar, apenas mais um sobrevivente. A percepção sobre si, porém, mudou, a partir do momento em que começou a fazer terapia e viu que poderia ser mais do que a sociedade lhe esmolava, subvertendo um lugar estereotipado e alcançando uma posição social como artista que era utópica até então, o que o fez querer fazer mais pela população negra.

Após a união com Yasmin Garcez, teve duas filhas, tornou-se sócio da UBUNTU FILMES e desenvolveu com ela a iniciativa Hora do Blec com o objetivo de possibilitar aos negros o direito de existir e sonhar.