Criadores

CRIADORES

DAVID SOUZA DA PENHA JUNIOR

Nascido em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, David Junior é músico, ator e produtor.

Como ator, participou de várias obras na TV Globo como “Cordel Encantado”, “A Cura”, “Salve Jorge”, “Geração Brasil”., “Liberdade, Liberdade”, “Pega Pega”, o “O Tempo Não Para”, “Bom Sucesso”, “Sessão de Terapia”, “Sob Pressão” e “FIM”.

No cinema, protagonizou o filme “Canastra Suja”, com direção de Caio Soh.

Na Globo, venceu o reality show musical “The Masked Singer Brasil”, em 2022.

Como filho de funcionários públicos, David teve acesso a educação privada, encontrando desde a primeira infância, a experiência de ser um “preto único” num espaço de educação privilegiada.

O racismo estrutural, assim como a falta de representatividade negra em seu entorno e na mídia, feriram diretamente sua autoestima e seu senso de dignidade, anulando sua capacidade de pertencimento e de sonhos, tornando-o, ao seu olhar, apenas mais um sobrevivente.

A percepção sobre si, porém, mudou, a partir do momento em que começou a fazer terapia e viu que poderia ser mais do que a sociedade lhe esmolava, subvertendo um lugar estereotipado e alcançando uma posição social como artista que era utópica até então, o que o fez querer fazer mais pela população negra.

Após a união com Yasmin, tornou-se sócio da UBUNTU FILMES e desenvolveu com ela a “Hora do Blec”, com o objetivo de possibilitar aos negros o direito de existir e sonhar.

Em 2020, David se tornou pai da menina Amora, filha do casal.

YASMIN GARCEZ MERSZAJN

Yasmin Garcez é atriz, diretora e produtora.

Como atriz, seus trabalhos mais recentes na TV Globo foram em “Orfãos da Terra” e na minissérie “Dois Irmãos”.

No cinema, dirigiu e produziu o documentário “Delicadeza é Azul” que fala sobre o Transtorno do Espectro Autista. O filme estreou em diversas salas do país em janeiro de 2021, depois de ser selecionado na Mostra Sesc de Cinema do Rio 2019. Atualmente, o filme pode ser visto na plataforma de streaming Globoplay.

No teatro, seu trabalho mais recente foi no espetáculo sobre pessoas em situação de refúgio, “Primeira Morte”, outro projeto próprio, no palco Arena do Sesc Copacabana.

Seu pai é um homem judeu, nascido na baixada fluminense, filho de imigrantes que tiveram boa parte da família exterminada na segunda guerra mundial. Com base nesse histórico familiar, Yasmin sempre desenvolveu contribuições sociais para um mundo mais justo. Em 2015, fundou então, a UBUNTU FILMES com objetivo de criar conteúdos focados em equidade social e sucesso coletivo, como o título da empresa já diz: “eu sou porque nós somos”. Assim ela criou o filme sobre autismo, a peça sobre pessoas em situação de refúgio e Hora do Blec.

Sua ideia de criar uma animação com protagonismo negro surgiu em 2016, após uma visita à exposição fotográfica “Projeto Identidade” que denunciava a ausência de protagonismo negro na mídia. Sua ideia tomou corpo como “Hora do Blec” a partir da parceria com David Junior, em 2018.

Em 2020, Yasmin se tornou mãe da menina Amora, filha do casal.

david-yasmin